sábado, 29 de janeiro de 2011

Parabéns ao JEC - 35 anos

     Amigos da Santa Bola que rola em terras Catarinas, hoje não podemos deixar de prestar uma homenagem a um dos mais jovens e vitoriosos times do futebol local.

     O Joinville Esporte Clube, popularmente chamado de JEC, completa 35 anos no dia de hoje. Nasceu da fusão entre os rivais Caxias e América, dois times da cidade que enfrentavam graves crises durante a década de 70.

     O Tricolor já nasceu vencedor, sendo campeão do primeiro Campeonato Catarinense que disputou. Em dez anos, juntou mais títulos que os 2 clubes que lhe deram origem em 65 anos de história. Passou também a frequentar o cenário nacional, permanecendo na elite do futebol brasileiro entre 1977 e 1986. Possui também o feito inédito de conquistar um octacapeonato regional, entre 1978 e 1985.

     Os anos 90 trouxeram um período inédito onde o clube se viu sem títulos, sem perspectivas e sem participações que merecessem destaque. Mesmo as participações na Série B do Campeonato Brasileiro não resultaram em nada significativo.

alguns jogos do JEC durante a Série B de 1996 (Arquivo: Dane Souza)

     O Clube se viu esperançoso quando em 2004, inaugurou a Arena Joinville como seu novo Estádio. O tradicional Esnestão chegou ainda a ser usado durante a participação na 2ª divisão daquele ano, mas o rebaixamento e o mau desempenho nos anos seguintes fizeram com que a conclusão da obra fosse embargada.

resumo da campanha tricolor em 2004, sua última participação na 2ª Divisão (Arquivo: Dane Souza)

     Após o vergonhoso "rebaixamento" no Catarinense de 2007, a volta por cima está sendo ensaiada para esta nova década. Ficou em 3º lugar no Estadual de 2010 e conseguiu retornar à Série B devido a irregularidades na escalação de seu algoz, o América-AM. Com a contratação do badalado meia Ramón Menezes, o tricolor espera reviver seus dias de glória e no dia de seu aniversário, não poderíamos deixar de parabenizá-los e lhes desejar sucesso. 

     Parabéns pelos 35 anos, JEC!


Nenhum comentário:

Postar um comentário